Afinal, o que são Dashboards e por que você deve ter em sua empresa?

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Muito provavelmente você já deve ter escutado que “quem tem informação, tem o poder” ou “informação é poder”. De fato, em uma visão corporativa, esses lemas nunca fizeram tanto sentido quanto nos dias de hoje, na era da informação. No entanto, o acúmulo demasiado, através da enorme quantidade de dados que são gerados a cada instante, pode também criar tribulações nos processos de análise empresarial, dificultando a tomada de decisões.Para evitar que esse problema ocorra, o uso de dashboards tem se tornado cada vez mais necessário.

Pensando nisso, reunimos e sintetizamos as informações mais relevantes para te mostrar sobre essa brilhante ferramenta de gestão, o Dashboard!

Aproveite!

O que é um Dashboard?

O Dashboard nada mais é do que um painel personalizado pra exibição de informações. Ou seja, indicadores e métricas são dispostos visualmente em uma única tela, com o intuito de apresentar a saúde da empresa nos seus mais diversos aspectos. Dessa maneira, por meio de um Dashboard, é possível ter uma noção global dos processos de seu negócio, podendo visualizar também, de forma dinâmica e objetiva, dados referentes a projetos específicos.

Outra coisa legal é que eles são customizáveis, dessa forma conseguem atender às demandas específicas de cada empresa e suas áreas. Para que um dashboard funcione de forma efetiva ele precisa estar conectado aos servidores de arquivos da instituição.

Muito bacana, não é mesmo?

Mais adiante, vamos ver que existem diferentes tipos de Dashboards.

Para que serve o Dashboards e quais as vantagens do seu uso em empresas?

Já que agora você já conhece o significado de Dashboard, chegou o momento de entender sua função.
Através dele, é possível a visualizar, tratar e analisar uma variedade gigante de informações, como por exemplo:

  • A quantidade de vendas da empresa no geral;
  • O ganho por unidade (no caso de redes);
  • O desempenho dos negócios por estado (para empresas com atuação nacional);
  • Os custos de investimento e despesas;
  • O estoque de produtos;
  • As estratégias de campanhas de marketing;

Dessa forma, além de unir todas as informações necessárias para averiguar o desempenho da empresa em um único local, o painel é a forma mais eficiente de acompanhar múltiplas fontes de dados, já que é atualizado em tempo real.

Confira algumas das principais vantagens que Dashboards podem trazer para seu negócio:

  • Favorece o acompanhamento das operações da empresa
  • É capaz prever tendências negativas
  • Evita que a equipe invista uma quantidade muito maior de tempo na tomada de decisões.
  • Ajuda a descobrir informações importantes, como sobrecarga de equipe ou com chamados críticos acumulados.
  • Informações em real-time

Dito isso, não são necessárias longas horas para interpretar e mensurar todos os indicadores e o tempo de comunicação dos resultados, uma vez que os Dashboards são exibidos em tempo real de forma mais eficiente.

Vale ressaltar que o acompanhamento das métricas são extremamente importantes para o atingimento dos objetivos e, consequentemente, da vida da empresa.
Muitas entidades e profissionais até conhecem essa forma de apresentação, mas acabam pecando na hora da prática.

Como assim?

Por exemplo, um gestor pode até juntar as informações, no entanto usa um programa simples, que não fornece gráficos mais elaborados. Ou ainda, há casos em que as pessoas até usam o Power BI, porém não acompanham constantemente as métricas. Assim, é preciso investir e conhecer ao máximo o programa de Business Intelligence!

Quais são os diferentes tipos de Dashboards?

Confira a seguir, 3 exemplos de Dashboard para se inspirar e implementar em sua empresa:

Dashboard Comercial

Este modelo é capaz de explicitar o total de vendas, quais lojas com melhor e pior desempenho e produtos mais vendidos. É possível também aplicar filtros e criar alertas para quando determinadas metas forem alcançadas.
Confira este exemplo de Dashboard Comercial:

Dahsboard de Varejo

No Dashboard de varejo, é feito o monitoramento dos KPIs de todas as lojas da empresa, como a proporção de vendas, rentabilidade, vendas feitas por cada vendedor, quantidade de visitantes, etc. Além disso, também é feita uma comparação entre os números da loja virtual e da física.

Confira este exemplo de Dashboard de Varejo:

Dashboard Financeiro

Neste modelo, é possível monitorar todos os processos que envolvam o setor financeiro da instituição. Com isso, possibilita acompanhar o total de contratos digitalizados, os contratos em análise, aceitos e os cancelados.

Confira este exemplo de Dashboard financeiro:

Além desses exemplos citados acima, através do site da Microsoft você também consegue visualizar diversos dashboards, basta CLICAR AQUI.

Conclusão

Neste conteúdo, simplesmente, você viu que é Dashboard e entendeu que ele é a chave mestra para o sucesso do seu trabalho

Agora que você já sabe mais sobre dashboard para empresas, que tal implementar essa ferramenta no seu negócio?

A EstatMG apresenta uma solução completa em análises de dados, perfeita para a sua empresa ou seu projeto decolar.

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Transforme seus dados em decisão.

Escrito por Dara

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