Conheça as 5 melhores Ferramentas para análise de dados 

Compartilhe esse post

Descubra quais são os prós e contras das melhores ferramentas estatísticas para análise de dados. 

Atualmente, com a grande quantidade de dados disponíveis, é necessário saber como usá-los de maneira estratégica para otimizar os resultados da sua empresa. Compreender quais são as melhores ferramentas é essencial para a sua análise!  

Você sabe o que é análise de dados? 

Bom, se você ainda não conhece essa técnica, eu vou te contar:  

A análise de dados coleta, trabalha e enriquece insights profundos sobre as preferências e hábitos de uso de cada cliente de uma empresa. Através do cruzamento de informações é possível identificar comportamentos, padrões e preferências do seu público. Dessa forma, com previsões mais assertivas, é possível melhorar tanto a performance operacional quanto a experiência do consumidor. 

Viu só?  

Dados são a chave para o sucesso de qualquer campanha. Quando falamos de Marketing por Dados não existe “achismo”. Você nunca pode levar a sua opinião em uma conversa baseada em dados. Eles são precisos, únicos e 100% confiáveis. 

Mas para que a análise ocorra, é preciso conhecer as ferramentas que fazem ela possível. 

O que são essas ferramentas? 

As ferramentas de análise de dados são ferramentas de business intelligence capazes de fornecer informações e dados valiosos para sua empresa. Se você analisar estrategicamente os dados valiosos que ele fornece, você pode fazer crescer, resolver problemas e coletar dados de seu negócio. Por isso, vamos te contar nesse artigo, quais as ferramentas que consideramos ter as melhores visualizações de dados. 

Quer conhecer as melhores ferramentas que irão te ajudar a tomar decisões mais assertivas no seu negócio?  

Continue lendo este post que iremos te explicar!  

As 5 melhores ferramentas para análise de dados  

1. Excel

O Excel é uma ferramenta do pacote Office, criado e administrado pela Microsoft desde 1987. Talvez seja a ferramenta mais popular entre as citadas nesse artigo. 

Além de acessar e armazenar os dados, outra vantagem dessa ferramenta, é ser a melhor plataforma eletrônica para criação de planilhas. Seus recursos incluem uma interface intuitiva e com ótimas ferramentas de cálculo e de construção de gráficos.  

Baixe aqui! 

2. Python

Python é uma linguagem de programação, recente no mercado mas já demonstrou muito do seu potencial, foi elaborado para ser simples e fácil de aprender. Essa ferramenta, além de ser muito versátil, você vai poder utilizar para diversas tarefas, como por exemplo Machine Learning, Inteligência Artificial, e também para a análise de dados. 

Através do pacote “pandas”, é possível manipular tabelas e e dados, além de trabalhar com séries temporais. 

Outro pacote muito utilizado para analisar dados é o Matplotlib, que permite a construção de gráficos de diversos tipos.  

IDE’s (ambiente de desenvolvimento integrado) mais utilizados: Jupyter e Pycharm.   Além do Google Cloud Shell, disponível online.  

Baixe aqui! 

3.Microsoft Power Bi 

O Power BI se destaca em sua categoria por entregar mais eficiência, qualidade e vantagens inéditas oferecidas com exclusividade pela Microsoft.  

Sua principal função é a construção de dashboards e relatórios dinâmicos.  

Confira aqui o que são Dashboards. 

O Bi, além de possuir ferramentas inteligentes para a visualização de dados, permite que funções cotidianas de uma empresa sejam automatizadas, como por exemplo ajustes de dados, pequenas análises e até mesmo a geração de relatórios, pequenas coisas que otimizam bastante tempo.  

Muito legal, não é mesmo!? 

Baixe aqui! 

4.R 

A linguagem R, já não é tão recente como o Python e o BI. Foi criada como uma alternativa de código aberto da linguagem S, por volta dos anos 90.  

O R é um conjunto integrado de facilidades de software voltado para manipulação de dados e exibição Gráfica.

 Um dos pontos fortes do R é a facilidade que podemos ter com uma melhor qualidade de plotagens bem desenhadas, inclusão de símbolos matemáticos e de fórmulas  

Baixe aqui! 

Clique aqui e veja uma análise que fizemos sobre as músicas preferidas dos nossos membros no Spotify utilizando a linguagem R. 

5.Google Data Studio 

O Data Studio, da Google, é uma ferramenta de business analytics, ou seja, de inteligência de negócio, que transforma dados brutos em informações estratégias para as empresas. Através dele, é possível criar relatórios e painéis informativos além de dashboards personalizados e atraentes para analisar os dados e apresentar resultados de estratégias.  

Baixe aqui! 

Vale lembrar, que as ferramentas de processamento de dados devem ser visualizadas de uma forma que nos permita entender o que é a história que eles nos contam. Por isso, selecionar a melhor ferramenta de visualização de dados disponível vai depender do conhecimento da equipe, uma vez que algumas ferramentas exigem mais recursos para serem executadas. Talvez uma mais simples pode ser capaz de criar exatamente o que é necessário e atenda às suas necessidades. 

Por fim, quando cada tomador de decisão tem dados na ponta dos dedos, sua empresa pode realmente se tornar uma organização mais sustentável a longo prazo, já que está sendo melhor orientada por todos.  

Esperamos que estas informações e as ferramentas de análise de dados possam ajudá-lo(a) a decidir que tipo de ferramenta é melhor para seus objetivos.  

A Estatmg é uma empresa Júnior formada por estudantes das graduações de estatística e ciências atuariais, oferecemos uma análise completa dos seus dados, basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp e faremos um diagnóstico gratuito para você.  

Deseja obter mais informações sobre assuntos relacionados? Então se inscreva com seu e-mail, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das novidades. 

Aproveite a visita ao nosso blog e leia este artigo sobre home office e ciências de dados.  

Escrito por Dara Roberta A. de Oliveira

Se interessou?

Deixe seu email que entraremos em contato!

Posts recentes

Home office - Notebook em mesa de madeira próximo à chicara de café, caderneta de anotações e celular

Home office e Ciência de dados

Poucas tendências cresceram tanto quanto a cultura do home office nos últimos anos. Sendo por conta de restrições na forma de trabalhar ou por necessidades