A história da Estatística: desde a sua origem até os dias atuais.

Compartilhe esse post

Não é segredo que a Estatística é aplicada em inúmeras áreas do conhecimento, usa da matemática para coletar, interpretar e analisar gigantescos banco de dados. Os profissionais estatísticos, utilizam de ferramentas e softwares para dar sentindo aos números e aplica-los em pesquisas científicas, fins políticos, educacionais, tecnológicos e até mesmo em esportes.

Mas qual será a história da estatística? Qual a sua origem? Quais profissionais contribuíram para a estatística evoluir? Como é a estatística hoje?

Então, se você tem curiosidade de descobrir as respostas dessas perguntas, continue lendo esse artigo.

A palavra estatística tem origem na palavra, neolatim, statisticum collegium, traduzida como conselho do Estado e do italiano statista (“estadista” ou “político”). Ou seja, significava, originalmente, um conjunto de informações de interesse, para o estado, sobre população e economia. Esses dados eram coletadas objetivando o resumo de informações indispensáveis para os governantes conhecerem e entenderem suas nações, além de auxiliar na construção de programas de governo.

Podemos definir então que a estatística surgiu com o interesse dos governos em obter informações quantitativas e qualitativas – riquezas, tributos, populações e moradias – da sua nação.

Uma curiosidade interessante, é que as primeiras estatísticas disponíveis vieram de registros encontrados no Egito antigo em meados de 5000 a.C. a 3000 a.C.; faraós já ordenavam registros estatísticos de suas colheitas, como também cálculos de falta de mão-de-obra relacionada à construção de pirâmides. 

Outra curiosidade, é que há mais de 2.000 anos, a China já preocupava-se com seu crescimento populacional, por meio de seu censo. Além disso, no começo do Renascimento europeu, já no século XIV, também forneceu uma nova direção para as estatísticas, especificamente essenciais para a melhora da gestão governamental.

Muito legal, não é mesmo?!

Podemos citar também, alguns acontecimentos que marcaram a história da estatística como ciência, desde sua origem:

  • Surge, em 620, o Primeiro Bureau de Estatística na Constantinopla.
  • Blaise Pascal e Pierre de Fermat fundam os princípios do cálculo de probabilidades em 1654.
  • Já em 1708, originava-se, na Alemanha, o Primeiro Curso de Estatística na Universidade de IENA.

Alguns anos seguintes, no Brasil, ocorriam:

  • O primeiro censo geral da população brasileira, no ano de 1872, feito por José Maria da Silva Paranhos, popularmente conhecido como Visconde do Rio Branco.
  • A fundação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que ocorreu no ano de1936.
  • O primeiro computador brasileiro, surge em 1972, e foi uma gigantesco salto na estatística, uma vez que podemos armazenar, calcular, e analisar enormes bancos de dados.
  • A inserção da Estatística no Ensino Fundamental e Médio, a partir da determinação
    dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), em 1997.

É nítido, como a Estatística está presente na vida do homem desde a antiguidade, contudo, tem se mostrado
ainda mais próxima nos últimos tempos. O crescimento do processo de obtenção, armazenamento e disseminação de informações estatísticas tem sido observado pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Além disso, a estatística, atualmente, desempenha um papel primordial em diversas áreas como política, pesquisas científicas, censos, etc.

Um exemplo prático, são as campanhas presidenciais ou medidas governamentais que dependem de dados da população para determinar os processos mais benéficos ou as melhores decisões baseadas em dados e tendências da sociedade.

A história da Estatística conta com diversos profissionais importantíssimos para sua evolução, contudo deixaremos para te contar em um próximo post. Enquanto não postamos, vem ler sobre Pesquisas Eleitorais.

Até logo!!

Escrito por Dara Roberta A. de Oliveira

Se interessou?

Deixe seu email que entraremos em contato!

Posts recentes

Entenda a importância de dados na tomada de decisão

Em um mundo cada vez mais digital e interconectado, os dados se tornaram um recurso valioso e indispensável para empresas, governos e indivíduos. Mas por que os dados são tão importantes na tomada de decisão? Vamos explorar alguns aspectos cruciais que ilustram essa importância.